Islândia a ilha do fogo do gelo...e do amor - Parte II


Bem eu sei que estou a escrever esta segunda parte com um atraso de 5 meses...sim uns vergonhosos 5 meses mas ando MESMO com alguns problemas com o computador, ipad´s e tudo o que no fundo mexa com tecnologias.
Mas como posso tardar mas não falho (uh) aqui vai a continuação desta viagem de sonho!
primeira parte acabou no segundo dia.

Dia 3 -  Seljalandsfoss

O dia prometia. Era o meu aniversário e como tal já era especial por isso. Começámos por ir visitar Seljalandsfoss. 
Trata-se de uma cascata com mais ou menos 60 metros de altura, em que é possivel subir umas escadas e ficar da parte detrás da cascata, numa pequena caverna. Acredito que seja mesmo muito bonito uma vez que é possível observar de lá o pôr-do-sol mas nem a possibilidade tivemos de subir à caverna porque como ainda apanhamos um pouco de neve, as escadas estavam com gelo o que fazia com que a subida se tornasse muito perigosa e nós preferimos nao arriscar! Já com chão firme é o que é...

Aconselho a quem visitar este sitio e tiver a oportunidade de subir à caverna leve roupa impermiável ou simplesmente considere uma molha jeitosa. 





-  Skógafoss

Vê a série Vikings ? Então vai reconhecer este local. 
Já? Vá uma ajudinha...A cena quando eles chegam à Islândia foi gravada aqui. A Skógafoss é uma das maiores cascatas da Islândia e para mim a mais bonita de todas. É impressionante só de olhar de baixo mas ainda tem a possibilidade de subir os 400 degraus(sim não estou a brincar...) e conseguir observar uma beleza impressionante do cimo da cascata. Como estava sol ainda conseguimos ver um tímido arco-irís.

Não estava a brincar em relação aos 400 degraus...





-Sólheimajökull glacier
Como já referi, a Islândia é o país do fogo e do gelo. Tanto podemos visitar umas grutas vulcânicas como em pouco minutos podemos estar num glaciar. Ainda se pode dar o facto de se misturar tudo como é o caso deste glaciar que se encontra entre dois vulcões!
Não fizemos nenhum trekking pelo glaciar até ficamos bem no inicio porque dá para observar bem mas existe inumeras excursões que o fazem no local. Não foi dos meus sitios de top 5, mas não se perde nada em visitar (até pelo contrário).



- Dyrhólaey
Atenção atencão, que este foi um dos sítios que mais gostei! Uma magnífica praia de areia preta. Fica perto da cidade de Vik e até chegar a ela confesso que o caminho pode ser um pouco complicado e "puxado", mas nada que depois não fique compensado com a vista incrível do cimo da rocha. Ainda tivemos a sorte de ver algumas aves que procuram aquelas rochas para descansar.







- Reynisfjara Beach
Continuando a descer podemos chegar a outra praia de areia preta (pedras vulcânicas) e enormes rochedos de basalto, que formam pequenas cavernas que dá uma beleza impressionante à praia. 
Em 1991 foi considerada uma das dez mais belas praias não tropicais do mundo! 



E foi mais que merecido!





- Skaftafell
Como o dia já tinha sido bastante cansativo e já um pouco fartos de conduzir, decidimos ficar a dormir no Parque Skaftafell. Foi o local mais frio e ventoso de toda a viagem, o que dificultou a nossa vida quando decidimos ligar o campigás e fazer uns noodles e uns ovos mexidos para o jantar. Depois de muita luta lá conseguimos comer e descansar no quentinho da nossa "padeira" que em tempo algum nos deixou passar frio!

A vista ao acordar quase que fez esquecer o tempo menos ameno que se fazia sentir.



Dia 4 -  Skaftafell | Vatnajokull National Park
Aqui tivemos a manhã mais facilitada porque acordámos no sitio que iriamos visitar. O parque é enorme! De um lado tinhamos a parte natural com as cascatas e caminhos pedrestes e do outro lado tinhamos um glaciar.
O parque dispõe de casas-de-banho com chuveiros e café com pequeno-almoço.  Na receção pode recolher informações sobre trekking no glaciar e/ou mapas para passear nos vários trilhos que o parque dispõe. A parte dos trilhos pode ser bem cansativa porque tem imensas escadas e subidas enquanto que para o glaciar é sempre plano o trajecto. Para mim, os trilhos são muito mais bonitos.








-Jökulsárlón
De todas as partes de gelo que observámos, este foi o glaciar que eu mais gostei. Pode ser observado bem de perto os icebergs a caminho do mar e grandes pedaços de gelo que dão à costa de mais uma praia de areia preta. Este faz parte do top5 da minha preferência.
É mesmo inexplicável a beleza desta pequena praia que visitámos sem ser esse o objectivo, ficou apenas em "caminho".




- Kerið
Um lago numa cratera vulcânica. Dá para imaginar? Acreditem eu estive lá...(sorriso maléfico)
Na altura que fomos o lago estava congelado mas ainda assim dá para descer as escadas que a circulam e ver a real dimensão da mesma e pensar : E se isto decidir mesmo acordar?


Dia 5-  Visita às Baleias.

Bom e aqui entramos na parte menos boa da viagem. Viajámos até à capital onde tinhamos reservado um passeio de barco para vermos baleias. Pelo o que tinhamos pesquisado o passeio era mesmo uma coisa que não deveríamos perder e mesmo sendo um pouco caro. Pois podiamos ter perdido que tinhamos ganho mais.
Quando fomos fazer o check-in o senhor pediu gentilmente que tomassemos um comprimido para o enjoo uma vez que o mar se encontrava um pouco agitado. Isto deveria ter tocado os alertas na minha cabeça mas a excitação de ver as baleias falou mais alto que tal como a Rose e o Jack do Titanic, a proa era toda nossa. 
Estava um frio que não se aguentava e passado uma hora o comandante avisa que uma vez que não foi avistada nenhuma baleia, iamos mais para alto mar onde o mesmo se encontrava mais picado, mas seria onde poderiamos ter alguma sorte. 

Pois a sorte não sei onde andou, porque no momento em que fomos mais para alto mar o barco abanava cada vez mais até que tivemos que desistir devido ao enjoo que já não aguentávamos e deixarmos os nosso lugares de estrelas de hollywood à disposição de estômagos mais fortes. Mal desço as escadas deparo-me com um cenário de filme mas neste caso, um de terror. Percebo que não fomos os únicos a enjoar e infelizmente constato que os sacos para o vómito também já não estavam a fazer o seu trabalho! Isto passou-se ao fim de uma hora e pouco de viagem...ainda faltava mais uma hora e meia!! Dá para imaginar?
Resumo de uma hora e meia depois: deitada num banco, a rezar que o meu estômago guardasse bem os noodles que tinha comido ao almoço e que a viagem terminasse de uma vez por todas. 
Parte positiva: Não perdi nada porque não apareceu PORRA DE BALEIA NENHUMA!!
Depois desta aventura de horror um senhor esqueceu-se que havia travões, bate na parte detrás da nossa "padeira", fazendo com que a nossa viagem terminasse a preencher uma declaração amigável em islândes!!

Este foi sem dúvida o dia menos positivo porque de resto foi uma viagem de sonho. Uma viagem que quero voltar a fazer, desta vez pelo norte.  
Para quem adora ver a natureza no seu estado mais natural este é sem dúvida um bom destino. 
Espero que tenham gostado deste "testemunho". 

Roxy*

Comentários